sábado, 4 de abril de 2015

Método 2 - 4 Jogos por Linha

Olá! Tudo bem?

Hoje posto um jogo feito em meu programa, o SistLotoFácil versão 3.3.

São 20 jogos para lotofácil, que nesta montagem utilizei o "Método 2 - 4 Jogos por Linha".

Este método consiste em se escolher 5 dezenas que ficarão fora de nosso jogo. Para cada conjunto de 5 dezenas escolhidas, o programa pega as 20 dezenas restantes e com elas são elaborados 4 jogos de 15 dezenas.

Escolhi 5 conjuntos de 5 dezenas quaisquer que você pode conferir abaixo:

05 06 09 10 11 
01 03 04 06 10 
05 07 08 09 11 
01 03 04 07 09 
01 07 08 11 12 

Cada grupo de 5 dezenas acima, apareceu apenas 1 (UMA) vez só nas 5 primeiras posições dos resultados até o sorteio 1181 de 11/03/2015.

Abaixo, reproduzo os 20 jogos que foram gerados, se você desejar poderá copiá-los e jogá-los.

02 03 04 10 13 14 15 17 18 19 20 21 22 23 25
03 04 05 06 09 10 13 15 16 19 20 21 23 24 25
02 05 06 09 13 14 16 17 18 19 20 21 22 24 25
02 03 04 05 06 09 10 14 15 16 17 18 22 23 24
02 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 24
05 06 08 10 11 12 13 14 15 17 20 21 22 23 25
02 05 06 08 11 12 14 16 18 19 20 21 23 24 25
02 05 06 08 10 13 15 16 17 18 19 22 23 24 25
01 02 06 10 12 13 14 15 17 18 19 20 21 22 24
01 03 04 12 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 25
02 03 04 06 10 12 13 15 16 17 20 21 23 24 25
01 02 03 04 06 10 13 14 16 18 19 22 23 24 25
05 07 09 11 12 14 15 16 18 19 20 21 22 24 25
02 05 08 09 12 13 14 16 17 19 20 21 22 23 25
02 05 07 08 11 12 13 15 17 18 20 22 23 24 25
02 07 08 09 11 13 14 15 16 17 18 19 21 23 24
01 02 04 07 08 12 15 16 17 18 19 21 22 23 24
01 03 07 08 13 14 15 16 18 19 20 21 22 24 25
02 03 04 07 12 13 14 15 17 19 20 21 23 24 25
01 02 03 04 08 12 13 14 16 17 18 20 22 23 25

Se este jogo tivesse sido apostado desde o primeiro sorteio, teria tido 219 concursos onde não obteria premiações, ou seja, em 18,54% dos sorteios esta aposta não teria sido premiada. Observe que ela obteve 02 concursos com 14 pontos, as barras azuis. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Gráfico da Quantidade de Cartões Premiados
Gráfico da Quantidade de Cartões Premiados

Para que pudéssemos obter um retorno maior do que o valor que jogamos, seja neste exemplo ou em outro qualquer, teremos que obter uma quantidade de acertos equivalentes maior que a metade da quantidade de cartões jogados.


Veja o gráfico a seguir. Nele é mostrado a quantidade de concursos no eixo vertical e a quantidade equivalente no eixo horizontal. Observe que na primeira barra temos 259 concursos (27,93%) com uma quantidade equivalente de 1. Isso significa dizer que temos 259 sorteios onde apenas 1 cartão com 11 pontos foi premiado.


Gráfico da Quantidade Equivalente de 11 pontos
Gráfico da Quantidade Equivalente de 11 pontos

 Já na segunda barra, onde temos 192 concursos (16,26%) com quantidade equivalente de 2, significa dizer que temos: 2 cartões com 11 pontos OU 1 cartão com 12 pontos, pois o valor da premiação de 12 pontos é duas vezes o valor da premiação de 11 pontos, assim como o valor da premiação de quem acertou 13 pontos é 5 (cinco) vezes o valor da premiação de 11 pontos.

Veja agora o próximo gráfico:

Gráfico da Variação da Quantidade Equivalente de 11 Pontos
Gráfico da Variação da Quantidade Equivalente de 11 Pontos

 Este último gráfico mostra a variação da quantidade equivalente ao longo dos sorteios. Note que ele varia muito e que não há um padrão que possamos tirar daí. Observe também, que a média de acertos equivalentes é 2 (dois), linha preta na horizontal.

Bem amigos, isso foi apenas uma pequena demonstração de um dos métodos que este programa, o SistLotoFácil versão 3.3 possui. Mais para frente, publicarei demonstrações iguais a esta dos outros métodos presente no programa. Inclusive do método 07 e do método 10, que utilizam todas as 25 dezenas da lotofácil e que tem tido garantia de acerto de no mínimo 1 cartão premiado com 11 pontos em qualquer sorteio até hoje.

Todos os gráficos mostrados foram gerados pelo programa que é gratuito.

Acesse a atualização destes jogos >>> AQUI <<<


O Que é Quantidade Equivalente de 11 Pontos


O que é "Quantidade Equivalente de 11 Pontos"

Na Lotofácil temos como premiação fixa valores de 11, 12 e 13 pontos. Se observarmos bem, o valor pago para quem faz 13 pontos são 5 vezes o valor pago para quem acertar 11 pontos e para quem faz 12 pontos são 2 vezes o prêmio pago para os 11 pontos.

Pois bem, observe que em 12 pontos temos 2 vezes o valor de 11 pontos e em 13 pontos 5 vezes o valor de 11 pontos, então, os valores equivalentes serão: 13 pts = 5 x 11 pontos; 12 pts = 2 x 11 pontos e 11 = 1 x 11 pontos. Veja tabela abaixo:

13 = 5 prêmios de 11 pontos
12 = 2 prêmios de 11 pontos
11 = 1 prêmio  de 11 pontos

Se você fizer um jogo com 10 jogos e obtiver 4 jogos com acerto nas premiações fixas, digamos, 1 cartão com 13 pontos, 2 cartões com 12 pontos e 1 cartão com 11 pontos, o valor equivalente para este jogo seria de 10 acertos de 11 pontos.

1 cartão  com 13 = 5 com 11 ptos
2 cartões com 12 = 4 com 11 ptos
1 cartão  com 11 = 1 com 11 ptos

Total equivalente de 10 cartões com 11 pontos...
---------------------------------------------------

Para saber o total que você ganhou, basta multiplicar essa "quantidade equivalente" pelo valor do prêmio de 11 pontos.

Boa sorte a todos



.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Um pouco de minha história

Um pouco de minha história


Lá pela década de 80, quando tinha meus 14 ou 15 anos, fazia o curso técnico em eletrônica e sonhava com os milhões de cruzeiros que a "LOTO" podia oferecer. A LOTO, para quem não conhece, era um jogo tipo 5/100, ou seja, tinha que acertar cinco dezenas de cem.

Nesse tempo meu pai comprou para nós, eu e meus 2 irmãos, um micro-computador, um hoje saudoso MSX. Nele comecei a estudar, de forma rudimentar, os sorteios desta loteria, que hoje transformou-se na QUINA. Foi nele que aprendi a programar em linguagem assembly para o Z-80, que era o processador de 8 bits que ele possuía.

Quase todos os dias, passava por algumas loterias em meu caminho para casa, afim de pegar um jornalzinho que era distribuído gratuitamente para os clientes das loterias, se chamava "O Coringão".

Esse jornalzinho trazia muitas informações sobre loterias, estatísticas, combinações e fechamentos para a LOTO, MEGA SENA e SENA além da esportiva.

Sempre tive o desejo de criar um programa no qual pudesse saber qual o número de ordem das combinações e vice-versa. Então, comecei a desenvolver o processo em assembly.

Nesta época, não tinha nenhum conhecimento de que já havia uma fórmula matemática para se fazer isso.  Fiz tudo sozinho a partir do zero! E consegui!

Eu digitava, as cinco dezenas e o programa me retornava o número de ordem dessa combinação ou, digitava um número e ele encontrava as dezenas que representava aquele número de ordem.

Com o passar dos anos foram surgindo novas loterias e modificando outras. Aprendi a programar em Pascal e continuei fazendo meus softwares para estudar os resultados das loterias.

Hoje, utilizo a linguagem Delphi e tenho alguns programas tanto de estatísticas quanto para montagem de jogos, conferência de jogos entre outros.

Acredito não ser possível prever os números que serão sorteados mas, podemos montar jogos com base nas características dos resultados e suas estatísticas, esperando com isso, que dada configuração de resultado seja sorteada para podermos acertar o grande prêmio.

Forte abraço a todos e até breve.